Quim & Manecas - Outros Personagens

Com a Padeirinha de Aljubarrota não houve necessidade de tantos desenhos de estudo pois a pesonagem tem bastante menos protagonismo do que o Quim e o Manecas, aparecendo em apenas duas ou três vinhetas. No entanto, foi imperativo (à semelhança de todos os outros personagens) fazer uma investigação cuidada com o objectivo de perceber como tem sido representada ao longo dos tempos.

Professor Stuc - Evolução do personagem

Baseado numa foto de Stuart Carvalhais, a personagem assume o seu aspecto final (à excepção do cigarro :-))

Professor Stuc - Evolução do personagem

Um dos personagens da Nova Aventura é o Professor Stuc cujo nome era uma brincadeira com o nome do criador do Quim e Manecas.
A brincadeira evoluiu e Stuart Carvalhais acabou por ser introduzido na história, encarnando o Génio Cientifico que inventa a máquina do tempo. Stuc é também Professor dos protagonistas.

Quim & Manecas - Estudo de Personagens

Duas versões da mesma acção inspiradas no traço de Yoann. Procurando um traço mais solto a pincel e com as personagens mais "antropomorfisadas". Este traço revelou-se um pouco mais "adulto" para o pretendido.

Quim & Manecas - Estudo de Personagens



Estes são os primeiros estudos feitos para a Nova Aventura (fundo branco) do Quim e Manecas. Criados em 1915 por Stuart Carvalhais, Quim e Manecas são os personagens mais carismáticas da Banda Desenhada Portuguesa (sobre fundo amarelo) .
Com a responsabilidade de os reinterpretar foi feita uma investigação cuidada, quer a nível gráfico quer ao nível do conceito e história.
As características mais marcantes das Aventuras dos meninos teriam de estar aliadas a uma frescura e modernidade que permitisse a empatia com um novo público (principalmente com publico mais novo). Com inspiração nas técnicas da animação procuraram-se traços mais "elásticos" que enfatizassem a postura e as acções dos dois meninos. Foram feitos diversos desenhos até chegar a uma conclusão agradável.

Storyboard "Quim & Manecas Testam a História"


Primeiro storyboard da Aventura de Quim e Manecas.
Baseado numa história em desenvolvimento, tanto o storyboard como a narrativa visual foram sofrendo toados os ajustes necessários até à sua versão final.
A principal razão para a adopção deste processo de ajuste prende-se com a complexidade de uma história que tem de ser contada recorrendo a um espaço muito limitado (apenas 4 pranchas).

Quim & Manecas - Viagem no Tempo


No decurso de mais uma marotice que os caracteriza, o Quim e o Manecas entram inadvertidamente numa Máquina do Tempo, que os transporta para uma nova aventura, desta vez, no passado. Num recuo temporal que os leva até ao dia 14 de Agosto de 1385, os dois amigos são levados à presença de D. João I e envolvem-se numa série de peripécias em plena Batalha de Aljubarrota.