
026 - Regresso de Angoulême III

025 - Regresso de Angoulême II

024 - Regresso de Angoulême

À semelhança do que tem acontecido sempre que vou a à Feira de Banda Desenhada de Angoulême, regresso “insuflado” de ideias novas e cheio de energia para iniciar novos projectos. Apesar de ser uma feira com muito para contar e apesar de vos ter "provocado" um pouco na mensagem anterior, não vos vou falar muito do que lá se passou, uma vez que foge um pouco ao objectivo que me levou a criar este blog. Não querendo também deixar-vos sem qualquer notícia sobre a feira e para que os mais interessados e curiosos possam saber um pouco mais do que lá se passou, deixo-vos estes dois links: Anyforms Design e Selective, o blog de Carlos Reis.
Voltando “à vaca fria” vou-vos mostrar alguns desenhos que fiz durante os dias que passámos na feira. Infelizmente não tive a oportunidade de perder muito tempo a desenhar (porque para além do tempo que gastámos em viagens, a comer, beber e dormir, o restante foi passado a babarmo-nos para a banda desenhada, que estava presente para onde quer que fossemos).
A maior parte dos desenhos que vos vou mostrar, foram feitos à hora da refeição ou em andamento (na viagem de regresso a Portugal enquanto estava no banco de trás à espera da minha vez para ir para o volante).
Este desenho foi feito no regresso a Portugal. Por curiosidade, a grafite é aqui utilizada porque durante a viagem acabei por ficar sem recargas de tinta da china para a caneta.
023 - Angoulême 2008

022 - O gangster fumador II

021 - O gangster fumador I
020 - Exercício de luz/sombra

019 - Desenho, desenho, desenho...

018 - Estudos úteis

017 - O Aviador

016 - Graffiti II
015 - Graffiti I

014 - Tiro na mosca

013 - Surpresa!
012 -O guardião do Inferno
011 - Às portas do Inferno

Aqui vai mais uma imagem do "personagem dos infernos". Aqui o Orm encontra-se de regresso aos Infernos (gostam da entrada? tem um ar terrífico não?). Esta vinheta deu-me particular gozo a fazer devido à perspectiva que consegui arranjar. A perspectiva deixa o leitor com um certo distanciamento da acção, transmitindo-lhe uma sensação de segurança (isto porque se encontra acima da ameaça, intocável.
010 - 7.º Concurso de BD Amadora ´96

Esta é uma vinheta tripla (ou um conjunto de 3 vinhetas) de uma história de 6 pranchas, feita para o Amadora Cartoon de 1996.
De tema livre e tendo sido o assunto escolhido por mim a droga, criei esta pequena história de uma maneira muito improvisada, devido à decisão de última hora em participar no concurso. Uma das protagonistas desta história é a Chiba (a estranha personagem que já conhecemos da mensagem 002 de Dezembro). A técnica utilizada é mais uma vez aguarela, mas desta vez sobre papel couché (o que foi uma péssima escolha). Para o contorno do desenho foi utilizada esferográfica. O resultado final foi este, que não parece muito mau, mas que em exposição perdeu muita visibilidade porque a aguada enrugou muito o papel (como era de esperar) e ficou muito debotada. É claro que prémio não houve :-(... Foi a única vez que participei num concurso de BD.
009 - Orm, o enviado do Inferno



Orm é um demónio que de vez em quando desce (ou sobe, como queiram) dos Infernos para vir "castigar" os mortais. O método dele é encarnar nos "mal comportados" e fazer com que ele se suicidem, levando-os assim para o inferno. A técnica que escolhi para ilustrar esta história, foi o aerógrafo, que na altura estava na moda. O método que arranjei para ilustrar as vinhetas foi esboçar e logo a seguir fotocopiar o esboço (isto para se alguma coisa corresse mal teria sempre o original). Logo a seguir aplicava a pintura a aerógrafo à fotocopia (daí os contornos estarem bastante carregados que é algo que me agrada) com a ajuda de mascaras. Apesar de ser uma técnica trabalhosa, o resultado era sempre bastante satisfatório. Depois vieram os computadores :-)...
008 - Supersoap

007 - Vilã em alto contraste

Só me resta satisfazer o desejo de tão simpático leitor :-)
Portanto aqui vai mais uma imagem pertencente à mesma bd de baixo. Esta senhora aqui é "o mau da fita" (até dá vontade da sair por aí a trepar paredes ou lançar teias, não?). Ainda se consegue ver a grafite do esboço, que muitas vezes deixo, porque pessoalmente gosto do aspecto "esboçado".
006 - Herói em alto contraste

005 - Aventura em Lisboa
004 - Cor em aguarela
003 - Um esboço Isolado

002 - Sequência
001 - Vingança Voodoo
Subscrever:
Mensagens (Atom)