02 - Capitulo 1 | Pranchas 02 - 03



Preâmbulo "O meu livro e eu" (storyboard) 

"O largo Amato Lusitano encontra-se vazio e os apartamentos, na sua maioria, encontram-se de luzes apagadas. Recolhidos no quarto estão pai e filha num ritual que marca mais um fim de dia preenchido e exigente. A chuva bate na janela com uma cadência forte mas entorpecedora que amplia a sensação de conforto.
O homem tem cerca de 30 anos e um ar ternurento que contrasta com sua postura rígida e exigente. Veste uma t-shirt preta e calças de ganga roçadas pelo uso, rodeadas por um largo cinto de cabedal com uma fivela metálica pesada. Da sua indumentária destacam-se a larga argola dourada que pende da orelha esquerda e uma estranha tatuagem que lhe contorna o deltóide bem definido e que se prolonga até desaparecer por baixo da manga apertada. 
Apoiado no colchão da pequena cama, observa os mais pequenos movimentos da sua filha de 6 anos, que se aninha por baixo dos cobertores. Está consciente das suas mais subtis mudanças de expressão que vão ocorrendo à medida que o pijama cor-de-rosa se lhe enrola no corpo. Pacientemente aguarda que ela encontre uma posição confortável para que possa começar a aconchegar-lhe a roupa. Pouco tempo se passou até se imobilizar com a cabeça afundada na almofada macia. O seu cabelo comprido e sedoso emoldura-lhe a face delicada destacando os expressivos olhos que fitam o pai, enquanto as sua mãozinhas puxam o lençol na direcção da face.”