Preâmbulo "O meu livro e eu" - novas páginas (storyboard)



Novas páginas do preâmbulo (1.º capitulo):

Com a alteração do preâmbulo foram introduzidas as pranchas 3 e 6 (imagem acima) e corrigida a prancha 7 (imagem acima).

Scott McCloud no seu livro Making Comics, classifica as trasições entre vinhetas em seis tipos diferentes: 1.º- Moment-to-Moment; 2.º- Action-to-Action; 3.º- Subject-to-subject; 4.º- Scene-to-Scene; 5.º- Aspect-to-Aspect; 6.º- Non-Sequitur.
Nas pranchas 3 e 6, para descrever os personagens (quer fisica quer psicologicamente) recorreu-se à transição aspect-to-aspect que foi explicada por McCloud com mais detalhe no livro Understanding Comics. Segundo o autor, esta transição é utilizada para estabelecer um ambiente ou transmitir um sentido de espaço. As vinhetas contemplativas dão a sensação ao leitor que o tempo congela naquele momento. MacCloud conclui que, em vez de o leitor actuar como uma ponte entre vários momentos separados, lê um conjunto de vinhetas como sendo um único momento.
Na análise que McCloud fez a comics criados em vários países, por vários autores e géneros, concluiu que a transição Scene-to-Scene é raramente utilizada na Banda Desenhada ocidental, fazendo parte do mainstream dos Comics Japoneses.