Prancha 01 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

Durante toda a narrativa de "O meu livro e nós" o clima irá ser protagonista. Na maioria das vezes irá estar presente para reforçar o estado de espírito dos personagens mas no caso desta prancha é representado para criar um contraste entre a hostilidade do ambiente exterior e o conforto do quarto onde irá decorrer a acção seguinte (esta prancha antecipa o aparecimento de duas personagens no interior de um quarto).

Na BD, qualquer elemento gráfico têm a função acrescida de reforçar a narrativa. Nesta acção aproveitou-se a água (gerada pela chuva) para conduzir a narrativa, vinheta a vinheta até ao aparecimento dos personagens que irão ser apresentados na prancha seguinte: O plano zenital da primeira vinheta representa um relâmpago acompanhado por uma queda violenta de água que se acumula no telhado de um edifício (segunda vinheta) e que acaba por ser conduzida verticalmente através do algeroz (terceira vinheta) até ao chão, sendo violentamente descarregada no passeio já alagado (quarta vinheta). A narrativa visual que é pretendida nesta acção encontra-se assinalada na imagem 2 (vermelho).
A perspectiva e a composição também foram escolhidas com critério, mas falarei disso noutra altura.

Todos estes elementos gráficos podem e devem ser usados para beneficiar a narrativa visual, conduzindo o leitor na acção. Dando a primeira vinheta como exemplo, parte do relâmpago foi contrastado com o objectivo de conduzir a audiência na transição para a segunda vinheta. O texto, no caso de existir, também pode ser usado para conduzir o leitor na narrativa, permitindo também acelerar ou atrasar uma acção.

Para que a acção desta prancha em específico consiga atingir um envolvimento emocional com o leitor, é conveniente que seja prolongada no tempo ou seja, que seja lida de uma forma mais lenta.
Recorrendo ao texto podemos fazê-lo de duas formas:

1.º - Ausência de texto - A ausência de texto nesta prancha implica que, para além da queda da água da chuva, não existirá qualquer outra referência à passagem de tempo durante a sua "leitura”. Isto irá sugerir ao leitor que a acção irá durar um período de tempo indeterminado (o tempo que a água pode levar a chegar ao passeio). O nível de detalhe do desenho poderá ajudar a acelerar ou atrasar a acção de acordo com o que é pretendido.
2.º - Muito texto - A duração da acção será determinada pela quantidade de texto que a audiência tiver que ler. Neste caso o tempo de leitura é determinante para sugerir a passagem de tempo e irá variar de acordo com a capacidade de leitura de cada leitor.

Qualquer uma destas opções poderá ser viável nesta narrativa pois a opção de colocar um texto muito curto em cada uma das vinhetas poderá acelerar a acção em demasia.

Nota: No desenho do storyboard é feito com base no Guião e as vinhetas são construídas tendo em consideração o espaço necessário para o texto, que irá aparecer em forma de recitativo ou balão.