Prancha 03 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

Nesta prancha, o objectivo é o envolvimento do leitor com os personagens através de uma narrativa lenta, calma, constante e equilibrada.
Para alcançar o objectivo, a leitura é feita segundo uma linha horizontal (a vermelho) que é definida pelo cenário (chão/parede) e pelo nível do olhar dos personagens. Esta horizontalidade reforça o equilíbrio e as imagens centradas reforçam a calma. 
 
Quanto ao enquadramento, nas primeiras vinhetas recorreu-se a um Grande Plano para comunicar a emoção das personagens.
Na 1.ª vinheta colocou-se uma câmara “A” por trás da menina e na 2.ª vinheta o Contra-Plano é dado pela câmara “B”, colocada atrás do pai. Estas duas vinhetas sugerem um diálogo entre personagens (Imagem 2). Na 3.ª vinheta, o Grande Plano é substituído por um plano mais aberto uma vez que é necessário revelar o local onde está escondido o livro que irá aparecer na vinheta seguinte. Por ser a primeira aparição, justifica-se a utilização de um Grande Plano na 4.ª vinheta, para o apresentar.

Nesta prancha é possível verificar que na 3.ª vinheta o movimento do pai não está consistente com o da 4.ª vinheta. O movimento de apanhar o livro é iniciado com o braço esquerdo (na 3.ª vinheta) e finalizado com o direito (na 4.ª vinheta). A função do storyboard é precisamente a identificação de erros narrativos antes que haja um investimento demasiado grande num desenho final, que se revele incorrecto.

Imagens: Na 1.ª tira (Imagem 2) está assinalada a orientação da narrativa (a vermelho), representada por uma linha definida pelo cenário (chão e parede) e pelo nível do olhar dos personagens. Os pontos de interesse das vinhetas estão assinalados a verde)
A grelha branca na 4.ª vinheta divide a vinheta em três partes e tem como função auxiliar na composição.