Prancha 04 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

Prancha 4 (página par).
Nesta prancha recorreu-se pela primeira vez à utilização de uma tira de duas vinhetas pelas seguintes razões:

1.ª - Para marcar uma reciprocidade entre a menina e o pequeno livro.
2.ª - Para dar o devido destaque ao livro pois é a primeira vez que surge a oportunidade de o representar com detalhe.
3.ª - Para poder reduzir o ritmo da acção, aumentar o suspense e preparar a transição para a página seguinte. O facto do livro estar representado na maior vinheta da tira reduz o ritmo da acção. Existem outros factores que são utilizados em simultâneo para reforçar este efeito: o detalhe do livro (quanto maior for, maior será a pausa do leitor); A orientação do livro no sentido contrário ao da leitura (direita/esquerda) como já foi descrito na Prancha 2.

Recursos do autor para conduzir a audiência pela narrativa:
- Na 1.º Vinheta é utilizada a direcção da acção para orientar o olhar do leitor para a 2.ª vinheta de forma mais natural (setas a vermelho).
- Na 2.º Vinheta recorre-se ao olhar da menina para conduzir o leitor para a 3.ª vinheta (seta a vermelho).

A utilização da hiper-realidade (ou ocularização) na 3.ª Vinheta.
Por definição, a hiper-realidade é uma incapacidade que a consciência tem para distinguir a realidade de uma simulação.
Este recurso narrativo permite envolver o leitor de uma forma muito activa, transportando-o para a acção. Neste caso o leitor é colocado “na pele” da menina enquanto observa o livro.

Imagens: Na Imagem 2 estão assinalados:
- A grelha branca (1.ª vinheta) faz a divisão da vinheta em três partes iguais (regra dos terços) e tem como função auxiliar na composição. O centro da acção na 1.ª vinheta é o livro.
- Orientação da Acção (setas a vermelho)
- Os pontos de interesse das vinhetas estão assinalados (pontos verdes)