Narrativa - Prancha 04 | Vinhetas 01 e 02 (Cap. I)



Texto literário - 008:

"Surpreendida, observa aquela capa negra baça, cujas orlas são formadas por delicados arabescos em baixo relevo e que cintilam em sintonia com a luz dos relâmpagos.
No momento em que abre o pequeno caderno sente um aroma familiar que permanece enquanto folheia as suas espessas folhas brancas, amareladas pelo tempo. É um aroma de recordações agradáveis que revive numa estranha experiência enquanto folheia o pequeno caderno”.

Narrativa - Prancha 04 | Vinheta 01 (Cap. I)



Texto literário - 007:

Ao agarrar num pequeno caderno escondido entre os brinquedos, estende o braço e sem cerimónia entrega-o.
— É pra mim, Papá? Pergunta a criança abrindo os olhos surpreendida enquanto coloca os bracinhos de fora para o agarrar.
— Sim minha querida, é para ti… responde com uma voz segura, na tentativa de esconder uma estranha tristeza.
A menina agarra aquele objecto com ambas as mãos e com o cuidado de quem segura a mais preciosa jóia.

Prancha 03 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

Nesta prancha, o objectivo é o envolvimento do leitor com os personagens através de uma narrativa lenta, calma, constante e equilibrada.
Para alcançar o objectivo, a leitura é feita segundo uma linha horizontal (a vermelho) que é definida pelo cenário (chão/parede) e pelo nível do olhar dos personagens. Esta horizontalidade reforça o equilíbrio e as imagens centradas reforçam a calma. 
 
Quanto ao enquadramento, nas primeiras vinhetas recorreu-se a um Grande Plano para comunicar a emoção das personagens.
Na 1.ª vinheta colocou-se uma câmara “A” por trás da menina e na 2.ª vinheta o Contra-Plano é dado pela câmara “B”, colocada atrás do pai. Estas duas vinhetas sugerem um diálogo entre personagens (Imagem 2). Na 3.ª vinheta, o Grande Plano é substituído por um plano mais aberto uma vez que é necessário revelar o local onde está escondido o livro que irá aparecer na vinheta seguinte. Por ser a primeira aparição, justifica-se a utilização de um Grande Plano na 4.ª vinheta, para o apresentar.

Nesta prancha é possível verificar que na 3.ª vinheta o movimento do pai não está consistente com o da 4.ª vinheta. O movimento de apanhar o livro é iniciado com o braço esquerdo (na 3.ª vinheta) e finalizado com o direito (na 4.ª vinheta). A função do storyboard é precisamente a identificação de erros narrativos antes que haja um investimento demasiado grande num desenho final, que se revele incorrecto.

Imagens: Na 1.ª tira (Imagem 2) está assinalada a orientação da narrativa (a vermelho), representada por uma linha definida pelo cenário (chão e parede) e pelo nível do olhar dos personagens. Os pontos de interesse das vinhetas estão assinalados a verde)
A grelha branca na 4.ª vinheta divide a vinheta em três partes e tem como função auxiliar na composição.

Narrativa - Prancha 03 | Vinheta 04 (Cap. I)



Texto literário - 006:

"— Mas antes de apagar a luz vou dar-te uma coisa. — continua, enquanto apalpa o chão por baixo da cama."




Narrativa - Prancha 03 | Vinhetas 01 a 03 (Cap. I)



Texto literário - 005:

"— Hora de dormir! Diz o homem enquanto a aconchega.
— Sim papá. Responde a menina com uma alegria natural apesar da voz tépida e dos olhos semi-cerrados pelo cansaço das actividades diárias."




Prancha 02 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

O “Contrato não Escrito” na Banda Desenhada. Composição e perspectiva.

Apesar de na BD existir aquilo a que Scott McCloud chama de “Contrato não Escrito” - a convenção de que a leitura se faz da esquerda para a direita, de cima para baixo (ocidente) - é possível e até aconselhado que o autor procure soluções que permitam uma leitura mais fácil e intuitiva.
Segundo Will Eisner, depois de uma acção definida passa-se à composição da vinheta, processo que envolve perspectiva e disposição de todos os elementos visuais que a irão compor. Nesta fase o primeiro cuidado a ter é o fluxo da narrativa, o “Contrato não Escrito”. De seguida vem a preocupação com o tom, a emoção e o timing da narrativa e finalmente os elementos decorativos e a paginação.
Eisner diz também que o formato da vinheta e o uso da perspectiva dentro dela podem ser manipulados para produzir vários estados emocionais no espectador.
Por exemplo: no caso de uma perspectiva picada o leitor é afastado do meio da acção ao contrário de uma contra-picada, que o envolve na acção. 


A composição e perspectiva no projecto "O meu livro e nós" - Prancha 2:

A acção das próximas pranchas (da 2.ª à 5.ª pranchas) representa uma cena da vida quotidiana passada no interior de um quarto, ao deitar. É um ambiente seguro e calmo que descreve a relação entre pai e filha.
Para envolver o leitor nesta ação levando-o a participar nela, criou-se uma narrativa com um ritmo constante e calmo para que este pudesse partilhar aquele momento com os personagens. A câmara ao nível dos olhos (nas primeiras três vinhetas) reforça a "realidade" da acção e o enquadramento ao centro reforça calma e equilibro.
A 4.ª vinheta marca uma pausa no ritmo de leitura. Esta pausa é reforçada pela mudança da perspectiva, afastamento da câmara e pelo facto do homem (personagem mais importante nesta composição) estar virado para a esquerda. Este facto contraria a leitura natural da esquerda para a direita dando uma sensação de câmara lenta à cena.

Imagens: Na 1.ª tira (Imagem 2) estão assinalados os elementos gráficos utilizados para reforçar a orientação da narrativa (a vermelho). Estes elementos gráficos são simples aproveitamentos do grafismo da vinheta com o objectivo de conduzir o olhar da audiência.
Na 1.ª vinheta aproveitou-se um elemento da porta, para a transição para a 2.ª vinheta e na 2.ª aproveitou-se o foco luminoso (que acompanha o olhar da menina) para passar para a 3.ª.
De forma simples o autor pode conduzir o leitor de vinheta em vinheta, recorrendo a qualquer elemento gráfico que as constitua. Elementos como adereços, iluminação, ou personagens poderão ser utilizados com esta função. Como abordado no post "Prancha 01 - "O meu livro e eu" (storyboard)a balonagem tem aqui uma função bastante importante.
A verde estão marcados os pontos de interesse da 5.ª vinheta e que vão ajudar no processo de composição e desenho. Estes pontos são encontrados através da intersecção de uma das diagonais da vinheta com a sua perpendicular, que se inicia num dos vértices. Outro processo que pode ser utilizado é a regra dos terços.



004 - Narrativa - Prancha 02 | Vinheta 04 (Cap. I)


Texto literário - 004 (continuação):

"Pouco tempo se passou até se imobilizar com a cabeça afundada na almofada macia. O seu cabelo comprido e sedoso emoldura-lhe a face delicada destacando os expressivos olhos que fitam o pai, enquanto as sua mãozinhas puxam o lençol na direcção da face.