Prancha 06 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Prancha 06 - "O meu livro e eu" (storyboard)

"Junto da porta do quarto vira-se e volta a despedir-se."

O interruptor está ao centro da imagem. É o elemento mais importante da cena pois reforça a saída do pai que se prepara para apagar a luz.
Para congelar o momento contrariou-se a ordem natural da leitura. A menina (em primeiro plano) está virada para a esquerda, na direcção do pai que se encontra mais afastado. Para pausar uma ação ou criar um efeito de câmara lenta existem outras alternativas que podem ser usadas em conjunto ou de forma individual. Este assunto é abordado nos posts da Prancha 2 e Prancha 4.

Na 4.ª Vinheta, o ponto de vista (POV) é colocado atrás da menina na direcção da janela do quarto. Isto sugere que os raios são a última coisa que a menina vê antes da mudança de página, mantendo a tensão de um momento por resolver.

Imagem: Na Imagem 2 estão assinalados:

1.ª Vinheta - A grelha branca que divide a vinheta em três partes iguais (regra dos terços) que tem como função auxiliar na composição. Os pontos de interesse estão assinalados a verde.
Orientação de leitura (setas a vermelho):
1.º - A menina (num plano mais próximo) olha para o pai.
2.º - O pai prepara-se para apagar a luz.

1.ª, 2.ª e 3.ª Vinhetas - Orientação de leitura (setas a vermelho).
Os pontos de interesse também estão assinalados na 2.ª vinheta.

Narrativa - Prancha 06 | Vinhetas 02 a 04 (Cap. I)



Texto literário - 012:

“Apaga a luz e afasta-se deixando-me sozinha no escuro. Afundo a cabeça na almofada e adormeço.”

Narrativa - Prancha 06 | Vinheta 01 (Cap. I)



Texto literário - 011:

— Até amanhã docinho. — despede-se enquanto se levanta, dirigindo-se para a janela baixando os estores como habitualmente. Junto da porta do quarto vira-se e volta a despedir-se.
— Sonha com os anjos, meu amor.

Prancha 05 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

Nas primeiras três vinhetas, o ritmo narrativo e o mood é semelhante ao das vinhetas de pranchas anteriores. Por essa razão mantiveram-se os planos, enquadramentos e perspectiva utilizados (com imagens centradas ao nível dos olhos).

A 4.ª vinheta é o momento da despedida. A opção de um plano mais aproximado permite evidenciar a acção principal (o beijo de despedida). A porta do quarto em background determinou o enquadramento, uma vez que é um elemento importante que vai reforçar a saída do pai.

4.ª vinheta - Ordem de leitura visual  (a balonagem será determinante para reforçar ou desvirtuar a ordem de leitura):
1.º - A menina (num plano mais à frente) olha para o pai.
2.º - O pai inclina-se para a menina para se despedir com um beijinho.
3.º - Porta de saida.

Imagens: Na Imagem 2 estão assinalados:
- A grelha branca (4.ª vinheta) faz a divisão da vinheta em três partes iguais (regra dos terços) e tem como função auxiliar na composição.
- Orientação da Acção (setas a vermelho)
- Os pontos de interesse das vinhetas estão assinalados (pontos verdes)

Narrativa - Prancha 05 | Vinheta 04 (Cap. I)



Texto literário - 010:

Devagar e com solenidade, o pai retribui com um beijo na testa antes de voltar a deitá-la. Por momentos fica a observá-la até conseguir contrariar o desejo que tem de prolongar aquele momento.

Narrativa - Prancha 05 | Vinhetas 01 a 03 (Cap. I)



Texto literário - 009:

“Com um olhar sereno de quem grava aquele momento, o homem sorri e enquanto afaga o cabelo da menina profere as enigmáticas palavras:
— Com esse pequeno livro irás reencontrar a História.
Interrompendo o contacto visual com o livro, a menina olha para o pai na tentativa de compreender o significado do que ouviu, mas numa súbita mudança de expressão impulsiona o corpo e agarra-se afetuosamente ao pescoço do pai.
— Adoro papá! — diz, enquanto lhe beija a face.”

Prancha 04 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

Prancha 4 (página par).
Nesta prancha recorreu-se pela primeira vez à utilização de uma tira de duas vinhetas pelas seguintes razões:

1.ª - Para marcar uma reciprocidade entre a menina e o pequeno livro.
2.ª - Para dar o devido destaque ao livro pois é a primeira vez que surge a oportunidade de o representar com detalhe.
3.ª - Para poder reduzir o ritmo da acção, aumentar o suspense e preparar a transição para a página seguinte. O facto do livro estar representado na maior vinheta da tira reduz o ritmo da acção. Existem outros factores que são utilizados em simultâneo para reforçar este efeito: o detalhe do livro (quanto maior for, maior será a pausa do leitor); A orientação do livro no sentido contrário ao da leitura (direita/esquerda) como já foi descrito na Prancha 2.

Recursos do autor para conduzir a audiência pela narrativa:
- Na 1.º Vinheta é utilizada a direcção da acção para orientar o olhar do leitor para a 2.ª vinheta de forma mais natural (setas a vermelho).
- Na 2.º Vinheta recorre-se ao olhar da menina para conduzir o leitor para a 3.ª vinheta (seta a vermelho).

A utilização da hiper-realidade (ou ocularização) na 3.ª Vinheta.
Por definição, a hiper-realidade é uma incapacidade que a consciência tem para distinguir a realidade de uma simulação.
Este recurso narrativo permite envolver o leitor de uma forma muito activa, transportando-o para a acção. Neste caso o leitor é colocado “na pele” da menina enquanto observa o livro.

Imagens: Na Imagem 2 estão assinalados:
- A grelha branca (1.ª vinheta) faz a divisão da vinheta em três partes iguais (regra dos terços) e tem como função auxiliar na composição. O centro da acção na 1.ª vinheta é o livro.
- Orientação da Acção (setas a vermelho)
- Os pontos de interesse das vinhetas estão assinalados (pontos verdes)