Narrativa - Prancha 03 | Vinhetas 01 a 03 (Cap. I)



Texto literário - 005:

"— Hora de dormir! Diz o homem enquanto a aconchega.
— Sim papá. Responde a menina com uma alegria natural apesar da voz tépida e dos olhos semi-cerrados pelo cansaço das actividades diárias."




Prancha 02 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

O “Contrato não Escrito” na Banda Desenhada. Composição e perspectiva.

Apesar de na BD existir aquilo a que Scott McCloud chama de “Contrato não Escrito” - a convenção de que a leitura se faz da esquerda para a direita, de cima para baixo (ocidente) - é possível e até aconselhado que o autor procure soluções que permitam uma leitura mais fácil e intuitiva.
Segundo Will Eisner, depois de uma acção definida passa-se à composição da vinheta, processo que envolve perspectiva e disposição de todos os elementos visuais que a irão compor. Nesta fase o primeiro cuidado a ter é o fluxo da narrativa, o “Contrato não Escrito”. De seguida vem a preocupação com o tom, a emoção e o timing da narrativa e finalmente os elementos decorativos e a paginação.
Eisner diz também que o formato da vinheta e o uso da perspectiva dentro dela podem ser manipulados para produzir vários estados emocionais no espectador.
Por exemplo: no caso de uma perspectiva picada o leitor é afastado do meio da acção ao contrário de uma contra-picada, que o envolve na acção. 


A composição e perspectiva no projecto "O meu livro e nós" - Prancha 2:

A acção das próximas pranchas (da 2.ª à 5.ª pranchas) representa uma cena da vida quotidiana passada no interior de um quarto, ao deitar. É um ambiente seguro e calmo que descreve a relação entre pai e filha.
Para envolver o leitor nesta ação levando-o a participar nela, criou-se uma narrativa com um ritmo constante e calmo para que este pudesse partilhar aquele momento com os personagens. A câmara ao nível dos olhos (nas primeiras três vinhetas) reforça a "realidade" da acção e o enquadramento ao centro reforça calma e equilibro.
A 4.ª vinheta marca uma pausa no ritmo de leitura. Esta pausa é reforçada pela mudança da perspectiva, afastamento da câmara e pelo facto do homem (personagem mais importante nesta composição) estar virado para a esquerda. Este facto contraria a leitura natural da esquerda para a direita dando uma sensação de câmara lenta à cena.

Imagens: Na 1.ª tira (Imagem 2) estão assinalados os elementos gráficos utilizados para reforçar a orientação da narrativa (a vermelho). Estes elementos gráficos são simples aproveitamentos do grafismo da vinheta com o objectivo de conduzir o olhar da audiência.
Na 1.ª vinheta aproveitou-se um elemento da porta, para a transição para a 2.ª vinheta e na 2.ª aproveitou-se o foco luminoso (que acompanha o olhar da menina) para passar para a 3.ª.
De forma simples o autor pode conduzir o leitor de vinheta em vinheta, recorrendo a qualquer elemento gráfico que as constitua. Elementos como adereços, iluminação, ou personagens poderão ser utilizados com esta função. Como abordado no post "Prancha 01 - "O meu livro e eu" (storyboard)a balonagem tem aqui uma função bastante importante.
A verde estão marcados os pontos de interesse da 5.ª vinheta e que vão ajudar no processo de composição e desenho. Estes pontos são encontrados através da intersecção de uma das diagonais da vinheta com a sua perpendicular, que se inicia num dos vértices. Outro processo que pode ser utilizado é a regra dos terços.



004 - Narrativa - Prancha 02 | Vinheta 04 (Cap. I)


Texto literário - 004 (continuação):

"Pouco tempo se passou até se imobilizar com a cabeça afundada na almofada macia. O seu cabelo comprido e sedoso emoldura-lhe a face delicada destacando os expressivos olhos que fitam o pai, enquanto as sua mãozinhas puxam o lençol na direcção da face.

003 - Narrativa - Prancha 02 | Vinhetas 01 a 03 (Cap. I)



Texto literário - 003 (continuação):

"O largo Amato Lusitano encontra-se vazio e os apartamentos, na sua maioria, encontram-se de luzes apagadas. Recolhidos no quarto estão pai e filha num ritual que marca mais um fim de dia preenchido e exigente. A chuva bate na janela com uma cadência forte mas entorpecedora que amplia a sensação de conforto.
O homem tem cerca de 30 anos e um ar ternurento que contrasta com sua postura rígida e exigente. Veste uma t-shirt preta e calças de ganga roçadas pelo uso, rodeadas por um largo cinto de cabedal com uma fivela metálica pesada. Da sua indumentária destacam-se a larga argola dourada que pende da orelha esquerda e uma estranha tatuagem que lhe contorna o deltóide bem definido e que se prolonga até desaparecer por baixo da manga apertada. 
Apoiado no colchão da pequena cama, observa os mais pequenos movimentos da sua filha de 6 anos, que se aninha por baixo dos cobertores. Está consciente das suas mais subtis mudanças de expressão que vão ocorrendo à medida que o pijama cor-de-rosa se lhe enrola no corpo. Pacientemente aguarda que ela encontre uma posição confortável para que possa começar a aconchegar-lhe a roupa."

Prancha 01 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

Durante toda a narrativa de "O meu livro e nós" o clima irá ser protagonista. Na maioria das vezes irá estar presente para reforçar o estado de espírito dos personagens mas no caso desta prancha é representado para criar um contraste entre a hostilidade do ambiente exterior e o conforto do quarto onde irá decorrer a acção seguinte (esta prancha antecipa o aparecimento de duas personagens no interior de um quarto).

Na BD, qualquer elemento gráfico têm a função acrescida de reforçar a narrativa. Nesta acção aproveitou-se a água (gerada pela chuva) para conduzir a narrativa, vinheta a vinheta até ao aparecimento dos personagens que irão ser apresentados na prancha seguinte: O plano zenital da primeira vinheta representa um relâmpago acompanhado por uma queda violenta de água que se acumula no telhado de um edifício (segunda vinheta) e que acaba por ser conduzida verticalmente através do algeroz (terceira vinheta) até ao chão, sendo violentamente descarregada no passeio já alagado (quarta vinheta). A narrativa visual que é pretendida nesta acção encontra-se assinalada na imagem 2 (vermelho).
A perspectiva e a composição também foram escolhidas com critério, mas falarei disso noutra altura.

Todos estes elementos gráficos podem e devem ser usados para beneficiar a narrativa visual, conduzindo o leitor na acção. Dando a primeira vinheta como exemplo, parte do relâmpago foi contrastado com o objectivo de conduzir a audiência na transição para a segunda vinheta. O texto, no caso de existir, também pode ser usado para conduzir o leitor na narrativa, permitindo também acelerar ou atrasar uma acção.

Para que a acção desta prancha em específico consiga atingir um envolvimento emocional com o leitor, é conveniente que seja prolongada no tempo ou seja, que seja lida de uma forma mais lenta.
Recorrendo ao texto podemos fazê-lo de duas formas:

1.º - Ausência de texto - A ausência de texto nesta prancha implica que, para além da queda da água da chuva, não existirá qualquer outra referência à passagem de tempo durante a sua "leitura”. Isto irá sugerir ao leitor que a acção irá durar um período de tempo indeterminado (o tempo que a água pode levar a chegar ao passeio). O nível de detalhe do desenho poderá ajudar a acelerar ou atrasar a acção de acordo com o que é pretendido.
2.º - Muito texto - A duração da acção será determinada pela quantidade de texto que a audiência tiver que ler. Neste caso o tempo de leitura é determinante para sugerir a passagem de tempo e irá variar de acordo com a capacidade de leitura de cada leitor.

Qualquer uma destas opções poderá ser viável nesta narrativa pois a opção de colocar um texto muito curto em cada uma das vinhetas poderá acelerar a acção em demasia.

Nota: No desenho do storyboard é feito com base no Guião e as vinhetas são construídas tendo em consideração o espaço necessário para o texto, que irá aparecer em forma de recitativo ou balão.

002 - Narrativa - Prancha 01 | Vinheta 02 a 04 (Cap. I)


Texto literário - 002 (continuação):

“A água que cai abundantemente nos telhados dos edifícios é rapidamente conduzida para os algerozes e precipita-se numa descida de vários andares até ser descarregada violentamente nas ruas inundadas.”

001 - Narrativa - Prancha 01 | Vinheta 01 (Cap. I)


Texto literário - 001:

“Um raio recorta a noite seguido do som ensurdecedor de um trovão que reverbera por longos momentos.”