Prancha 02 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

O “Contrato não Escrito” na Banda Desenhada. Composição e perspectiva.

Apesar de na BD existir aquilo a que Scott McCloud chama de “Contrato não Escrito” - a convenção de que a leitura se faz da esquerda para a direita, de cima para baixo (ocidente) - é possível e até aconselhado que o autor procure soluções que permitam uma leitura mais fácil e intuitiva.
Segundo Will Eisner, depois de uma acção definida passa-se à composição da vinheta, processo que envolve perspectiva e disposição de todos os elementos visuais que a irão compor. Nesta fase o primeiro cuidado a ter é o fluxo da narrativa, o “Contrato não Escrito”. De seguida vem a preocupação com o tom, a emoção e o timing da narrativa e finalmente os elementos decorativos e a paginação.
Eisner diz também que o formato da vinheta e o uso da perspectiva dentro dela podem ser manipulados para produzir vários estados emocionais no espectador.
Por exemplo: no caso de uma perspectiva picada o leitor é afastado do meio da acção ao contrário de uma contra-picada, que o envolve na acção. 


A composição e perspectiva no projecto "O meu livro e nós" - Prancha 2:

A acção das próximas pranchas (da 2.ª à 5.ª pranchas) representa uma cena da vida quotidiana passada no interior de um quarto, ao deitar. É um ambiente seguro e calmo que descreve a relação entre pai e filha.
Para envolver o leitor nesta ação levando-o a participar nela, criou-se uma narrativa com um ritmo constante e calmo para que este pudesse partilhar aquele momento com os personagens. A câmara ao nível dos olhos (nas primeiras três vinhetas) reforça a "realidade" da acção e o enquadramento ao centro reforça calma e equilibro.
A 4.ª vinheta marca uma pausa no ritmo de leitura. Esta pausa é reforçada pela mudança da perspectiva, afastamento da câmara e pelo facto do homem (personagem mais importante nesta composição) estar virado para a esquerda. Este facto contraria a leitura natural da esquerda para a direita dando uma sensação de câmara lenta à cena.

Imagens: Na 1.ª tira (Imagem 2) estão assinalados os elementos gráficos utilizados para reforçar a orientação da narrativa (a vermelho). Estes elementos gráficos são simples aproveitamentos do grafismo da vinheta com o objectivo de conduzir o olhar da audiência.
Na 1.ª vinheta aproveitou-se um elemento da porta, para a transição para a 2.ª vinheta e na 2.ª aproveitou-se o foco luminoso (que acompanha o olhar da menina) para passar para a 3.ª.
De forma simples o autor pode conduzir o leitor de vinheta em vinheta, recorrendo a qualquer elemento gráfico que as constitua. Elementos como adereços, iluminação, ou personagens poderão ser utilizados com esta função. Como abordado no post "Prancha 01 - "O meu livro e eu" (storyboard)a balonagem tem aqui uma função bastante importante.
A verde estão marcados os pontos de interesse da 5.ª vinheta e que vão ajudar no processo de composição e desenho. Estes pontos são encontrados através da intersecção de uma das diagonais da vinheta com a sua perpendicular, que se inicia num dos vértices. Outro processo que pode ser utilizado é a regra dos terços.