Adaptação do preâmbulo - 1.º capitulo




Adaptação do preâmbulo - 1.º capitulo (1.ª abordagem):

No livro "Quadradinhos e Arte sequencial", Will Eisner afirma que na literatura o autor dirige a imaginação e na Banda Desenhada (comics ou HQ) o autor imagina pelo leitor.
Esta evidente diferença entre os dois medium implica que haja um cuidado mínimo na adaptação de uma obra literária à Banda Desenhada, devendo o esforço do autor centrar-se na preservação da identidade da história. Por essa razão, uma adaptação desta natureza não deve ser pensada de forma literal, havendo algum espaço para interpretação. Este "espaço" é tanto maior quanto menor for o detalhe do Guião.

“O meu livro e eu” foi criado e pensado para Banda Desenhada e neste projecto o autor escreveu, adaptou e desenhou. Nesta realidade, com base no guião, a primeira preocupação foi dividir cenas em acções, distribuindo-as por pranchas considerando sempre as mudanças de página (pares ou impares).

Cena da chuva:
A narrativa iniciou-se com a cena da chuva que contrasta o ambiente do quarto com o do exterior. Para esta cena foi considerada apenas uma prancha, que conduziu o leitor à cena seguinte - cena do quarto.

Cena do quarto:
Para tirar partido do “efeito de suspense” criado pela viragem da página (característica que define a BD), colocou-se a última prancha desta cena numa página impar. Desta forma cria-se alguma ansiedade ao leitor para o impelir a virar a página (em que neste caso se irá iniciar uma nova cena). Para estudar estas importantes transições fizeram-se estudos prévios, recorrendo a thumbnails. Este processo permite uma tomada decisões rápidas, seguras e acertivas, apesar do caracter ainda provisório do storyboard.

Imagem: primeiras pranchas correspondentes ao preâmbulo.
Estas primeiras pranchas ainda não descrevem muito bem três aspectos que irão ser importantes no decorrer da história:
1.º - Descrição do pai (tatuagem, brinco, etc.).
2.º - O primeiro contacto da menina com o livro. 
3.º - O gosto que o pai tem no cabelo comprido da filha.
Para além destes aspectos, a narrativa seria mais fluída se o livro aparecesse em cena antes de ser apanhado pelo pai (provavelmente em background).

Prancha 07 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

Fim de preâmbulo.

A transição para a próxima cena é feita através desta prancha negra, que contrasta com a última vinheta da prancha anterior (luz produzida pelo raio). A ligação com a cena seguinte é feita apenas pelo "som", produzido pele chamamento a Edite.

No seu livro Making Comics, Scott McCloud afirma que ao contrário do filme ou da televisão que utilizam constantemente os sentidos da visão e da audição para oferecer experiências mais imersivas, a Banda Desenhada (BD) recorre apenas à visão.

"As palavras permitem aos leitores a rara oportunidade de ouvir com os olhos" - Afirma Scott McCloud.

No mesmo capitulo McCloud diz também que na BD, as palavras escritas para além de darem voz aos personagens, permitem descrever os restantes sentidos (audição, tacto, paladar e olfato).


Narrativa - Prancha 07 | Vinheta 01 (Cap. I)




Texto literário - 013:

— “Ediiiiitte.....!

Prancha 06 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Prancha 06 - "O meu livro e eu" (storyboard)

"Junto da porta do quarto vira-se e volta a despedir-se."

O interruptor está ao centro da imagem. É o elemento mais importante da cena pois reforça a saída do pai que se prepara para apagar a luz.
Para congelar o momento contrariou-se a ordem natural da leitura. A menina (em primeiro plano) está virada para a esquerda, na direcção do pai que se encontra mais afastado. Para pausar uma ação ou criar um efeito de câmara lenta existem outras alternativas que podem ser usadas em conjunto ou de forma individual. Este assunto é abordado nos posts da Prancha 2 e Prancha 4.

Na 4.ª Vinheta, o ponto de vista (POV) é colocado atrás da menina na direcção da janela do quarto. Isto sugere que os raios são a última coisa que a menina vê antes da mudança de página, mantendo a tensão de um momento por resolver.

Imagem: Na Imagem 2 estão assinalados:

1.ª Vinheta - A grelha branca que divide a vinheta em três partes iguais (regra dos terços) que tem como função auxiliar na composição. Os pontos de interesse estão assinalados a verde.
Orientação de leitura (setas a vermelho):
1.º - A menina (num plano mais próximo) olha para o pai.
2.º - O pai prepara-se para apagar a luz.

1.ª, 2.ª e 3.ª Vinhetas - Orientação de leitura (setas a vermelho).
Os pontos de interesse também estão assinalados na 2.ª vinheta.

Narrativa - Prancha 06 | Vinhetas 02 a 04 (Cap. I)



Texto literário - 012:

“Apaga a luz e afasta-se deixando-me sozinha no escuro. Afundo a cabeça na almofada e adormeço.”

Narrativa - Prancha 06 | Vinheta 01 (Cap. I)



Texto literário - 011:

— Até amanhã docinho. — despede-se enquanto se levanta, dirigindo-se para a janela baixando os estores como habitualmente. Junto da porta do quarto vira-se e volta a despedir-se.
— Sonha com os anjos, meu amor.

Prancha 05 - "O meu livro e eu" (storyboard)



Alguns raciocínios:

Nas primeiras três vinhetas, o ritmo narrativo e o mood é semelhante ao das vinhetas de pranchas anteriores. Por essa razão mantiveram-se os planos, enquadramentos e perspectiva utilizados (com imagens centradas ao nível dos olhos).

A 4.ª vinheta é o momento da despedida. A opção de um plano mais aproximado permite evidenciar a acção principal (o beijo de despedida). A porta do quarto em background determinou o enquadramento, uma vez que é um elemento importante que vai reforçar a saída do pai.

4.ª vinheta - Ordem de leitura visual  (a balonagem será determinante para reforçar ou desvirtuar a ordem de leitura):
1.º - A menina (num plano mais à frente) olha para o pai.
2.º - O pai inclina-se para a menina para se despedir com um beijinho.
3.º - Porta de saida.

Imagens: Na Imagem 2 estão assinalados:
- A grelha branca (4.ª vinheta) faz a divisão da vinheta em três partes iguais (regra dos terços) e tem como função auxiliar na composição.
- Orientação da Acção (setas a vermelho)
- Os pontos de interesse das vinhetas estão assinalados (pontos verdes)